Plano de Continuidade de Negócios

Existem vários tipos de eventos causadores de falhas e interrupções, para os quais as empresas geralmente não estão preparadas. Muitas vezes, a ocorrência de um evento pode causar impactos desastrosos. No Brasil, eventos como incêndios, enchentes, roubos, atos de vandalismo, sabotagens, blecautes, invasão de sistemas, falha/interrupção de comunicação de dados e voz podem ser considerados como os principais tipos.


O PCN tem se propagado como a solução que possibilita ações rápidas e eficazes nos momentos de adversidade, visando à manutenção dos principais Processos de Negócios da empresa. Através de tal Plano a empresa atuará de forma planejada na superação de problemas físicos, administrativos e operacionais, preservando a continuidade de negócios. Assim, o PCN não é um dispêndio associado a um evento improvável, mas sim, um investimento prudente, que reduzirá um possível impacto, tornando-se um recurso corporativo fundamental em tempos de concorrência global.


Produto

O PCN é um conjunto de Planos/Programas onde encontram-se detalhados os procedimentos a serem seguidos pelos colaboradores por ocasião de ocorrência de eventos que possam afetar algum componente e consequentemente o Processo de Negócio por ele suportado.


É composto por 3 (três) Produtos que se complementam, cada qual com objetivos específicos, partindo de uma mesma base de análise e metodologia:

Programa de Administração de Crise – PAC

Plano de Continuidade Operacional – PCO

Plano de Recuperação de Desastres – PRD


PAC (Programa de Administração de Crise) – Representa a garantia mais eficaz em termos de administração em situações adversas. O PAC descreve o funcionamento das equipes (recursos humanos) antes, durante e depois da ocorrência do evento. Através deste Programa são definidas as ações no período de retorno à normalidade.


PCO (Plano de Continuidade Operacional) – É composto por um conjunto de procedimentos previamente definidos, destinados a manter a continuidade dos processos e serviços vitais de uma organização, considerando-se a ausência de componentes que os suportem devido à ocorrência de eventos previamente identificados e definidos. Através do PCO, os gestores dos processos de negócios saberão como agir na falta ou falha de algum componente que os suporte, garantindo a continuidade do processo de negócio e reduzindo o impacto no negócio da empresa.


PRD (Plano de Recuperação de Desastres) – Avalia a vulnerabilidade dos componentes que suportam os Processos de Negócios críticos diante de eventos, mapeando e planejando sua recuperação/restauração de acordo com a sua realidade. No PRD encontram-se detalhadas ações relativas a site alternativo visando à continuidade dos negócios da empresa.


Metodologia 

O Plano de Continuidade de Negócios da WAR utiliza como base a metodologia Professional Services, desenvolvida com a experiência adquirida em 35 anos de mercado, tendo sido testada e aprovada por centenas de clientes, totalmente adequada a Projetos de Segurança de Informações e aplicada à Recuperação de Ambientes Operacionais.


Fase 1 – Planejamento: Fase inicial do Projeto, que vai da reunião da equipe Wa2 até ao Workshop para formalização da Empresa Virtual.

Fase 2 – Levantamento de dadosAnálise de documentação, inspeção física e levantamento das Ameaças/Vulnerabilidades/Impactos/Componentes/Eventos e demais Critérios, gerando o Relatório de Critérios.

Fase 3 – Análise de Impacto nos Negócios: Nesta fase são aplicados os questionários, gerando o Relatório de Criticidade, o Relatório de Inter-relacionamento e o Relatório de BIA, que fornecem o custo de parada dos processos de negócios Críticos e Vitais, bem como o custo de sua recuperação.

Fase 4 – Estratégia de Recuperação/Continuidade: São analisadas as estratégias de recuperação e continuidade que serão adotadas e a necessidade de existência ou não de um site alternativo. Neste momento é gerado o Relatório de Estratégias.

Fase 5  Desenvolvimento dos Planos: Nesta fase são executadas as entrevistas de PAC, PCO e PRD. Como resultado, serão descritos os Planos e o Programa que integram o Plano de Continuidade de Negócios.

Fase 6 – Testes/Simulações dos Planos: fase de definição da estratégia para o escopo dos testes/simulações. Os testes/simulações realizados irão gerar as evidências, possibilitando aprimorar e/ou corrigir os Planos.

A WAR utiliza ferramentas de mercado, podendo utilizar alguma que exista no ambiente do cliente, sempre visando atingir o melhor resultado com a melhor relação custo x benefício, resolvendo as questões com menor prazo e esforço, e qualidade comprovada.


Visão de Mercado

Plano de Continuidade de Negócios é imprescindível para empresas que não podem sofrer interrupção em seus Processos de Negócios porque isso representaria risco de perdas financeiras, degradação da imagem no mercado e insatisfação do seu maior patrimônio: seus clientes. Através do PCN a empresa terá como benefícios:


Redução de custos financeiros derivados da parada dos seus Processos de Negócios e redução dos Riscos e Impactos inerentes a Eventos;

Garantia de continuidade dos Processos de Negócios;

Redução do tempo de resposta frente à indisponibilidade de componentes que suportam os principais Processos de Negócios;

Viabilização de site alternativo para continuidade dos negócios;

Possibilidade de negociação de redução do Prêmio de Lucro Cessantes;

Aumento da credibilidade com os integrantes da cadeia produtiva, acionistas e clientes;

­Atendimento a normas regulatórias e legais relacionadas com a continuidade dos negócios.


Falar em Plano de Continuidade de Negócios é falar em sobrevivência empresarial.